04 julho 2018

Falando sobre Mapas mentais



   Um dia desses me deparei com a tarefa de criar um mapa mental,até então eu não sabia e não tinha  feito um,pesquisando melhor descobri  que não era coisa de outro mundo e que era algo relativamente fácil. Porém pensando em vocês eu decidi falar um pouco disso pra vocês, caso alguém assim como eu não saiba muito bem do que se trata isso. Espero que ajude!

O que è?

Nada mais justo que começar com uma explicação. Um mapa mental (ou mapa da mente) serve para ajudar as suas ideias sobre  um determinado assunto,além de ajudar na aprendizagem, memorização, compreensão  e ajuda na elaboração de textos de uma forma geral.

Como fazer ?

Não existem regras para fazer um mapa desses, mas existem umas dicas que servem para facilitar o entendimento deles e eis algumas delas:

-Usar canetas de diversas  cores e tipos,como ponta grossa,ponta fina e marcadores de textos.

-Atribua cores as ideias para facilitar o seu entendimento

-Selecione um tópico para ser  “mapeado”,registre todas  as suas ideias em relação ao tópico.

-Não tenha medo de ampliá-lo, faça do tamanho que achar necessário,crie ramificações.



    Esse foi um exemplo bem simples de um mapa mental que só fiz para ilustrar e vocês terem uma ideia de como é,eu me esqueci das legendas,mas acho que deu pra entender  o sentido da coisa.

Lembrando que há aplicativos que também fazem mapas mentais,eu recomendo miMind


  Mas e ai gente, o acharam do post? Espero que tenha ajudado.  Deixem suas opiniões ai nos comentários!


9 comentários:

  1. Olá.

    Eu achei super bacana sua dica e para quem ainda não usa mapas mentais, é uma ótima ideia em começar. Faço isso e sempre me ajuda!

    Adorei seu blog também e estou seguindo.
    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  2. Olá! Quem lê Sherlock Holmes entende de mapas mentais. Ele é um grande adepto dessa prática, encontrando nela o a explicação para sua grande capacidade mental. Eles consistem em conseguirmos organizar vários assuntos e temas em nossa mente, de maneira a termos facilidade em acessá-los e usar depois. Boa dica.


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha nem ouvido falar disso rsrs, mas saber que auxilia na elaboração de textos é importante, ainda mais quando preciso fazer minhas resenhas. Não sei se conseguiria fazer como você, então o jeito seria usar o aplicativo, que eu fiquei boba em saber que existe para essa finalidade.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Já conhecia a técnica, ela é bem legal para agrupar ideias, uma dica que dou é, antes de fazer o mapa bonitinho, com canetas e tudo mais, solte as ideias em uma pagina em branco e depois vais agrupando as ideias correspondentes, assim as pessoas que não fazem porque fica uma bagunça podem fazer sem se preocupar.

    ResponderExcluir
  5. Achei um post bem bacana e esclarecedor. Sempre ouço falar de mapas mentais e foi ótimo entender um pouco mais a respeito.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Que post legal, eu nunca tinha ouvido falar, achei bem interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu amo mapas mentais! Esse foi um dos grandes macetes que me salvaram na faculdade ano passado, o processo de criaçao do mapa em si já ajuda na criação do conteúdo, eu sou apaixonada por esse metodo, comprei mil canetinhas e tudo mais.

    ResponderExcluir
  8. Mapa mental faz parte de mim hahahahaha Depois de tempos descobri que o que eu fazia tinha nome... Adorei a postagem!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nayla.

    Eu achei bem interessante sua dica, os mapas metais fazem parte da minha vida já tem um bom tempo, mas não sabia que era esse nome. Parabéns pela postagem.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

imagem-fundo imagem-logo