16 junho 2018

[RESENHA] Um Segredo em Familia

  Autor(a): Tatiana de Rosnay

Editora: Suma de letras.

Número de páginas: 246

Ano de lançamento:2010

Sinopse: Antoine pensou que tinha preparado a surpresa perfeita para o aniversário de 40 anos de Mélanie, sua irmã caçula: um fim de semana no litoral, onde os dois costumavam passar férias na infância. Antoine vive um momento delicado: o trabalho de arquiteto não lhe desperta mais qualquer paixão; seus filhos, viraram adolescentes de humor instável; e ele próprio, que suspeita ainda ser apaixonado pela ex-mulher, odeia a condição de divorciado solteiro.
Tudo isso ameaça passar para segundo plano depois da passagem por Noirmoutier, onde Mélanie subitamente tem uma lembrança, guardada no fundo de sua mente havia cerca de trinta anos. Uma lembrança de Clarisse, a querida mãe deles, uma mulher linda, jovial e simples. Uma mulher morta em 1974 e, desde então, discretamente apagada dos registros oficiais da família.
Em Antoine, a necessidade de descobrir mais sobre a vida e a morte de sua mãe soma-se à de conseguir respostas para seus próprios dramas familiares do presente. Um Segredo de Família revela os processos que desencadeiam a crise da meia-idade de um homem e como ele, com a ajuda uma nova paixão, consegue enfim fazer as pazes com o passado.

Olha mais uma resenha aqui no blog, o escolhido da vez foi o romance francês "Um segredo de família" já tinha algum tempo que eu me esqueci dele na minha estante, e sinceramente o livro foi uma grata surpresa.
   "Um segredo em familia" é aquele tipo de livro que contém surpresinhas, mas que não são suficiente para impactar o leitor, mas isso não faz dele um livro ruim, pois ele é um livro que vai agarrando o leitor aos poucos, já que ele desperta a curiosidade e assim nos prende,tornando a leitura mais interessante. A narração é feita em primeira  e terceira pesssoa, o que faz com que a gente tenha mais empatia pela história que nos é contada.

Já era difícil morar sozinho depois de ter passado os últimos 18 anos criando uma
família. Já era difícil tentar convencer todo mundo e principalmente a si mesmo
de que era feliz.
     O livro se passa nos dias atuais, mas há um tom de flashback tanto na narrativa quanto nos diálogos, o que é muito importante no contexto da história e faz com que se entenda melhor a história, para quem deseja um livro com ação esse não é indicado, pois há uma certa monotonia na historia.

Acabado. Tudo acabado. Ele ficou tentando imaginar o que lhe traria o próximo ano. E como poderia superar a tristeza paralisante da qual era cruelmente refém

   "Um segredo em família" é o tipo de leitura ideal para quem procura um drama familiar, pontuado por um segredo que acaba surpreendendo no final.

9 comentários:

  1. Olá!
    Esse drama recheado de mistério e deve ter um suspense básico aí para complementar me deixou bem empolgada! Obrigada pela dica! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Nayla, tudo bem?

    Adoro narrativas com dramas familiares, então, sua resenha já conseguiu chamar bastante a minha atenção e me deixa vidrada. Creio que seria uma leitura que me encantaria e me prenderia do início ao fim. Amei seus apontamentos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de dramas familiares e gostei de saber que o livro surpreende no final. Mesmo com a monotonia, que pode ser um problema para mim, estou a disposta a arriscar a leitura. Acho que o tom de flashback vai me agradar.

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei muito da sua resenha, apesar de eu nao curtir histórias com dramas familiares acho uma boa dica para quem curte esse tipp de leitura!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu curto histórias com dramas familiares e livros que vão nos prendendo aos poucos; ainda não conhecia a obra que você resenhou mas acho que é uma leitura que me agradaria pela sua resenha.

    ResponderExcluir
  6. Pelo visto teremos muito drama e mistério neste enredo. Como gosto de um bom drama familiar, com certeza já estou com ele na minha lista para leitura.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  7. Oie
    eu adoro dramas familiares e foi ótimo saber que conta com surpresas inesperadas, com certeza a leitura chamou minha atenção, adorei saber mais, bela dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gosto muito de histórias com dramas familiares e fiquei intrigada para ler esse livro. Achei sua resenha muito interessante e gostei de saber que ele tem surpresinhas, adoro esse livro de história.
    Vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Nada melhor que eu um bom drama familiar, é sempre tudo rodeado de segredos e conflitos que me deixam tensa, se tiver um final surpreendente melhor ainda.

    ResponderExcluir

imagem-fundo imagem-logo