13 junho 2018

Dicas para curar uma ressaca literária

  Todo leitor já passou ou passará pela aquela indisposição para leitura,a famosa ressaca literária que se caracteriza pelo fato de se ter até alguma vontade de ler, mas nada flui, qualquer leitura parece cansativa e por fim o leitor desiste, pensando que provavelmente  o problema está no livro, mas não está.
  Aí bate aquele desespero em forma de dúvida: " Será que não gosto mais de ler?" Calma, isso passa e nesse post darei algumas dicas para vocês, cuja a fonte é a experiência própria de quem vos escreve.




Não se force- Quando você já estiver no segundo,terceiro ou sei lá em qual livro que não flui, terá que admitir que o problema está em você e não com os livros escolhidos, então não se force, afinal a leitura é pra ser algo divertido e isso se perde quando voce não está curtindo a leitura.

Problemas- Geralmente a leitura funciona como válvula de escape para a leitura, mas ás vezes passamos por algum problema, situação difícil é isso muitas vezes acaba com muita coisa,inclusive a vontade de ler, então respire, tente encarar o problema do qual você está passando e ai quando possível tente ler.

Mudança de ares- Ás vezes passamos tanto tempo lendo o mesmo gênero que muitas vezes não notamos que cansamos dele e que não nos satisfazendo lendo aquilo,nesse ponto uma mudança sa faz necessária, não tenha medo de se arriscar lendo novos gêneros, sempre é bom mudar.

Recomece devagar- se você costumava ler cem páginas  por dia antes da ressaca literária por exemplo, Leia menos agora, vá devagar até ter certeza que retomou o gosto pela leitura, lembre-se: todo recomeço é um pouco lento.

E ai, o que acharam das dicas? Deixem as opiniões  (e possíveis dicas) aqui nos comentários, até a próxima!

6 comentários:

  1. Olá, adorei as suas dicas!!!
    Quando estou numa ressaca literária eu mudo logo de gênero pra poder ver se consigo voltar a ler.

    ResponderExcluir
  2. Nunca passei por uma ressaca e agora lendo suas dicas entedi o motivo. Já fazia boa parte do que você indicou. Muito eficiente, rsss. Sucesso pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nayla.

    Adorei as dicas literárias sua para curar de uma ressaca. Eu tive uma recentemente e foi difícil sair dela. Suas dicas irão ajudar muito.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Não sei se estou de ressaca, estou no momento que ou eu demoro anos para ler um livro ou leio ele toda de uma vez.
    Adorei as dicas, vou seguir quem sabe não me ajuda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei suas dicas!
    Concordo totalmente com você sobre se forçar a ler, quando bate aquela ressaca literária é melhor pausar a leitura e ter atrasos do que ler obrigado e não sentir aquele prazer em estar com os livros.
    Belo post <3

    ResponderExcluir
  6. Quem nunca passou por uma ressaca literária né? Quando isso acontece comigo tenho uma fórmula: ou releio um livro curtinho pelo qual me apaixonei ou leio algum livro daqueles romances bem doces e leves... Sempre dá certo!!!

    ResponderExcluir

imagem-fundo imagem-logo